Algumas das novas tags que estão disponíveis na versão 5:
- Tag article: Define um artigo. Um artigo deve ser algo independente como, por exemplo, uma postagem em um blog ou em um fórum ou até mesmo um comentário.
- Tag aside: Define um conteúdo secundário de uma página, por exemplo, um menu secundário ou um banner de anunciantes.
- Tag audio: Define um conteúdo de áudio. Usando src = ”nome_arquivo” pode ser definido a fonte do áudio.
- Tag footer: Define um rodapé de uma página.
- Tag header: Define um cabeçalho de uma página.
- Tag nav: Define links de navegação como por exemplo um simples menu.
- Tag section: Define uma seção do conteúdo na qual é utilizado para organizar capítulos, cabeçalhos, rodapé, entre outros.
- Tag video: Define um conteúdo de vídeo.
Alem das novas tags, outra funcionalidade do HTML5 que está chamando a atenção de todos é a possibilidade de criar jogos, animações, banners, tocar vídeo e diversas outras aplicações. Todas essas características eram possíveis de serem realizadas usando Adobe Flash, porém com as últimas descobertas de erros, problemas de segurança e lentidão nos dispositivos móveis acabou sendo substituido pelo html. Para o desenvolvimento de jogos em HTML 5 tem-se a incorporação de uma nova tag que é a canvas. Sua tag é <canvas></canvas> e possui dois atributos que são width e height que são responsáveis por definir as dimensões do canvas. Um exemplo de jogo desenvolvido em html é o Angry Birds.
Você poderia falar sobre os novos recursos de animações em 2d e 3d do CSS, como o keyframes ou o atributo transform.
ResponderExcluirBy Marcelo Barros
Legal a explicação desses novos recursos do HTML 5. Foram um grande avanço em relação à versão anterior e tornaram o desenvolvimento muito mais eficiente.
ResponderExcluirMuito bom a explicacao sobre html 5 porem a parte de css ficou a desejar.
ResponderExcluirConcordo com o Rovian. O conteúdo relacionado ao HTML 5 está coerente, mas há pouquíssimo ou nenhum conteúdo sobre CSS3.
ResponderExcluir